| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Conexão Ciência
Desde: 15/04/2004      Publicadas: 835      Atualização: 20/11/2011

Capa |  Agenda  |  Editorial  |  Entrevista  |  Estante  |  Expediente  |  Notas  |  Notícias  |  Reportagem  |  Reportagem Especial  |  Reportagem Especial


 Estante

  10/08/2008
  0 comentário(s)


Locomoção infantil é tema de projeto de pesquisa

Professora da UEL impulsiona pesquisas na área de desenvolvimento motor em crianças com síndrome de down

Locomoção infantil é tema de projeto de pesquisaPauta e Edição: Pauline Almeida
Reportagem: Ana Carolina Contato


Anualmente, cerca de oito mil brasileiros nascem com a trissomia genética 21, nome científico que designa portadores da Síndrome de Down. Além das restrições já conhecidas, um novo campo de pesquisas vem sendo discutido: quais as suas limitações no que se refere ao desenvolvimento motor.

Visando a compreender a locomoção de crianças com Síndrome de Down, suas limitações e habilidades específicas, Inara Marques, Doutora em Biodinâmica do Movimento Humano pela USP, e professora do departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, juntamente com cinco estudantes de mestrado e duas de Bacharelado em Educação Física, desenvolveram o projeto "Aquisição da locomoção independente em crianças normais e com Síndrome de Down: um estudo longitudinal sob o ponto de vista das restrições da tarefa".

Baseada em estudos realizados na Universidade Beverly Ulrich, nos Estados Unidos, pioneira no desenvolvimento de pesquisas na área de desenvolvimento motor em crianças com necessidades especiais, a professora iniciou seus estudo em 2006. Ao trabalhar primeiramente com crianças com desenvolvimento típico, observou-se que há uma série de variáveis que interferem na capacidade da locomoção, não sendo algo determinado geneticamente ou advindo da maturação do indivíduo, que normalmente ocorre entre dez e dezoito meses (espaço de tempo em que a criança desenvolve a habilidade da marcha).

Tais condições podem se apresentar como fortalecimento de membros inferiores (pernas) e estabilidade do tronco. A partir deste pressuposto, o primeiro passo foi a tentativa de identificar o que alteraria a marcha do indivíduo se este fosse colocado em diferentes pisos. A primeira hipótese seria que em locais rígidos haveria um desenvolvimento diante das restrições apresentadas, já em solos mais flexíveis como colchonetes, haveria uma regressão nos movimentos.

Ao se confirmar este questionamento em crianças com desenvolvimento típico, levantou-se a questão acerca das com a Síndrome de Down. Considerando que tais indivíduos apresentam características físicas, perceptivas e motoras diferentes, tais restrições poderiam também acarretar a mesma magnitude de mudanças.

Um dos primeiros pontos questionados foi a diferença de idade que os grupos infantis apresentam para atingir certos marcos motores, sendo que em crianças com deficiência, esta disparidade pode atingir um ano. Além disso, estes indivíduos apresentam hipotonia muscular, ou seja, a falta de tônus nos tecidos, que impede a manutenção da postura ereta. Deste modo, crianças com necessidades especiais quando estimuladas a exercitarem o tronco e membros inferiores, podem antecipar o aparecimento de tais marcos.

Inara Marques ressalta a importância da realização de trabalhos mais dinâmicos, criando situações em que as crianças tenham participação ativa na solução de problemas, como a manipulação de objetos e o estímulo aos movimentos independentes.

Para a realização do projeto, foram selecionadas seis crianças com Síndrome de Down com idades entre seis meses e cinco anos, e quinze com desenvolvimento típico da mesma faixa etária, que foram acompanhados durante quatro meses, sendo filmados e avaliados quanto aos aspectos neurológicos, angulação dos braços, hiperflexibilidade de joelhos, largura e altura da passada.

A partir de um vídeo piloto, observou-se que crianças de quatro anos com desenvolvimento típico tiveram maior facilidade para transpor uma rampa que as outras, demonstrando a necessidade de um acompanhamento mais cuidadoso no desenvolvimento da locomoção independente com crianças especiais. Com base nisso, em agosto novos vídeos serão gravados para que se faça um estudo minucioso de cada caso.

A professora salienta ainda que esclarecer esta questão será fundamental para o desenvolvimento de terapias ocupacionais, fisioterapias e exercícios físicos específicos para a necessidade de cada indivíduo e seu respectivo processo de desenvolvimento motor.

Para maiores informações sobre o projeto, o site da UEL disponibiliza uma página dedicada somente a este assunto. O endereço é: www.uel.br/grupo-pesquisa/gepedam.

Créditos: www.unimed.com.br

Ano 5 - Edição 46 -10/08/2008



  Mais notícias da seção Saúde no caderno Estante
05/05/2008 - Saúde - Infecção hospitalar é estudada no Hospital Veterinário
Pesquisa leva a melhora no tratamento de infecções em animais domésticos....
19/04/2008 - Saúde - Musculação Infantil: hábito saudável ou perigo para a saúde?
Os efeitos da musculação em crianças e pré-adolescentes podem ser favoráveis ao desenvolvimento infantil...
19/04/2008 - Saúde - Campanha cadastra doadores de medula
Peça conscientiza universitários e consegue 285 novos possíveis doadores de medula óssea ...
29/03/2008 - Saúde - Londrina é pioneira na luta contra a toxoplasmose congênita
Programa que trabalha o controle e prevenção da doença é testado e validado em Londrina...
29/03/2008 - Saúde - Hepatite C: uma doença silenciosa
O tipo mais grave da hepatite aflige milhares de pessoas...
12/11/2007 - Saúde - Mulheres em foco
Projeto do Governo intensifica os cuidados à saúde reprodutiva das brasileiras...
14/10/2007 - Saúde - Qualidade de vida
Projetos em Londrina auxiliam na manutenção da saúde do idoso...
14/10/2007 - Saúde - Idosos vão à luta em Londrina
O karatê é muito mais que uma arte marcial. Pelo menos é assim para 120 idosos, que encontram na prática do exercício um modo de manter o corpo e a mente saudáveis...



Capa |  Agenda  |  Editorial  |  Entrevista  |  Estante  |  Expediente  |  Notas  |  Notícias  |  Reportagem  |  Reportagem Especial  |  Reportagem Especial
Busca em

  
835 Notícias