| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Conexão Ciência
Desde: 15/04/2004      Publicadas: 835      Atualização: 20/11/2011

Capa |  Agenda  |  Editorial  |  Entrevista  |  Estante  |  Expediente  |  Notas  |  Notícias  |  Reportagem  |  Reportagem Especial  |  Reportagem Especial


 Notícias
  24/11/2008
  0 comentário(s)


Biossegurança é tema de pesquisa desenvolvida no Hospital Universitário
Equipe do Laboratório de Análises Clínicas analisa o nível de conscientização da comunidade laboratorial e propõe medidas para diminuir e controlar os acidentes
Biossegurança é tema de pesquisa desenvolvida no Hospital Universitário
Pauta: Lady Diniz
Edição: Pauline Almeida
Reportagem: Tatiane Hirata


O profissional da saúde está freqüentemente exposto a riscos. Em contato com substâncias químicas e biológicas e materiais, como lâminas perfurocortantes, ele está sujeito a adquirir doenças graves. São doenças infecto-contagiantes, como AIDS, Hepatite e Sífilis.

No Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina, pesquisa que analisa as condições de biossegurança no hospital vem sendo desenvolvida desde 2006. Com o objetivo primordial de conscientização, o estudo é levado a cabo por uma equipe composta por representantes dos diversos setores do Laboratório de Análises Clínicas (LAC). A professora do departamento de patologia aplicada Regina Mariuza Borsato Quesada, farmacêutica bioquímica pela UEL e mestre em Análises Clínicas em Biologia Química pela Universidade de São Paulo (USP), e Márcia Bertipaglia de Santana, funcionária do laboratório, farmacêutica bioquímica, formada pela UEL, e mestre em Farmácia (Análises Clínicas) pela USP, participam do projeto.

Como explicam as farmacêuticas, biossegurança se refere a um conjunto de procedimentos padrão que visam à manutenção da segurança, prevenindo e controlando acidentes de trabalho em ambientes de risco, como laboratórios. Esses métodos englobam cuidados pessoais, como o uso de unhas curtas, esmalte claro, calçado fechado, cabelo preso, jaleco, EPI (Equipamento de Proteção Individual, como o jaleco, que deve ser fechado, de manga longa e abaixo do joelho) e EPC (Equipamento de Proteção Coletiva, como o lava-olhos e o chuveiro), além de muitas outras medidas que envolvem reciclagem de materiais e redução de resíduos laboratoriais.

Segundo dados do Centers for Disease Control " CDC, a estimativa anual de acidentes percutâneos (que perfuram a pele) com trabalhadores da saúde nos hospitais do mundo inteiro, publicada em 1999, é de 384.325 casos e o risco de contaminação é de 0,3% para o vírus HIV (AIDS), de 6% a 30% para o vírus HBV (Hepatite B), e de 0,5% a 2% para o vírus HCV (Hepatite C). Apesar disso, a legislação brasileira de biossegurança, criada em 1995, dita os cuidado apenas para a área de tecnologia de engenharia genética.

Segundo Regina Quesada, já houve, no hospital, acidentes de trabalho relacionados a materiais perfurocortantes, ao uso do fogo e de produtos químicos. "Felizmente, o número de acidentes é bastante baixo, mas é algo que deve ser notificado, tabulado. A maioria das pessoas que se acidentam não procura seus direitos nem deveres e "fica por isso mesmo". Depois, sai para reclamar que a instituição não deu apoio, deixou de fazer o que deveria ter sido feito. Então, primeiro deve ser conhecido esse número de acidentes. A partir da pesquisa, de uns tempos para cá, nós estamos relatando esses acidentes", conta a docente.

Em um primeiro estágio da pesquisa, a equipe formulou e distribuiu um questionário com perguntas de fácil compreensão sobre os procedimentos padrões de biossegurança que foi entregue aos funcionários, docentes e alunos, com o intuito de avaliar o conhecimento de que dispunham sobre o assunto. Os resultados da avaliação atingiram um nível considerado bom, mas não o 100% esperado. Sobre o uso de luvas, por exemplo, procedimento básico pra evitar contato com material biológico infecto-contagiante, as respostas apontam para 90% da comunidade laboratorial que são usuários do equipamento. "Isso requer, agora, um trabalho árduo em cima desses 10% que se recusam a usar luvas. Esperávamos que uma instituição do nosso porte tivesse maior consciência a esse respeito e o trabalho mostrou que nem todos têm", comenta Regina Quesada.

Para mudar, além da conscientização através de palestras, a comissão de biossegurança está montando uma cartilha para mostrar a importância dessas precauções, como o uso correto de EPI e EPC. As informações são repassadas também por meio do "boca-a-boca", importante método de disseminação. Segundo Márcia de Santana e Regina Quesada, depois dessa atitude, muita coisa já mudou. "Isso é bom, porque vemos que o nosso trabalho não é em vão", contam. Desde o início da pesquisa, o número de acidentes ocorridos passou a ser registrado. Desde então, apenas três foram relatados.

No atual estágio do estudo, está sendo feito o gerenciamento dos resíduos que o laboratório gera, atendendo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) No306 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Pela lei, que está em vigor desde 2007, não só os laboratórios ficam responsáveis pelo andamento dos resíduos, mas todas as áreas da saúde, como farmácias, hemocentros, hospitais e outros.

Foi realizado levantamento dos principais resíduos gerados no LAC e uma quantificação dos mesmos. Posteriormente, a equipe tomou medidas para reduzir esse número. Uma dessas medidas é a chamada "campanha da caneca". Cada membro da comunidade laboratorial deve ter a sua, reduzindo, assim, o número de copos descartáveis utilizados. Isso significa, além de menos lixo, menos gastos para a Universidade. Outra preocupação são os resíduos químicos. Os elementos perfurocortantes, por exemplo, devem ser depositados em recipientes de paredes rígidas, devidamente identificados.

Para Regina Quesada, o grande problema dos acidentes de trabalho é a subnotificação. "Eu me acidento, fica aqui entre nós e ninguém comunica nada a ninguém. Hoje, isso está terminantemente proibido, porque quando ocorre um acidente, a pessoa tem que preencher uma ficha de comunicação do Ministério da Saúde. Ela tem que passar por uma avaliação clínica, tem que tomar o coquetel de medicamentos anti-retrovirais",explica.

A pesquisa está prevista para terminar no dia 31 de dezembro deste ano. Entretanto, ela continuará existindo, sob a forma de projeto de extensão. "Nós acreditamos que biossegurança não é algo estanque, é algo que tem que ter continuidade. Não é só hoje, neste instante, que eu estou preocupada com a biossegurança. Ela vai ter que estar, constantemente, sendo investigada. Nós tivemos um primeiro momento, que foi o da pesquisa. Agora, nós queremos colocá-la em prática por bastante tempo, renovando sempre esse projeto", afirma Regina Quesada.

Legenda: Marcia Bertipaglia e Regina Quesada

Créditos: Tatiane Hirata

Ano 5 - Edição 60 - 24/11/2008





  Mais notícias da seção Saúde no caderno Notícias
08/11/2009 - Saúde - Jornada da Liga do Trauma orienta no socorro a vítimas de acidentes
Oficina ministrada por ex-coordenador do SIATE atenta aos cuidados que se deve ter na hora dos primeiros socorros...
07/06/2008 - Saúde - Filé de tilápia é objeto de estudo em um projeto da UEL
Pesquisa aponta para a necessidade de conscientização da sociedade perante o descarte de lixo tóxico...
26/04/2008 - Saúde - Pesquisa estuda idosos que se recusam a tomar vacina contra a gripe
Saiba mais sobre os resultados desta ação que pode estimular uma maior vacinação e qual a importância de se vacinar ...
29/03/2008 - Saúde - Nova alternativa para tratamento
Projeto na UNOPAR faz integração multidisciplinar para tratar labirintite...
26/11/2007 - Saúde - O sedentarismo visto com preocupação
A prática de exercícios é incentivada pelos benefícios à saúde e ao corpo...
29/10/2007 - Saúde - Gás do riso no consultório odontológico
O dentista, que antigamente assustava tanto nossos pais, busca novos métodos para diminuir a ansiedade dos pacientes ...
21/10/2007 - Saúde - UEL e INESUL jogam juntos para vencer o preconceito
Projeto com cadeirantes envolve alunos de vários cursos e traz bem-estar aos participantes...
07/10/2007 - Saúde - Mal de Chagas: contaminação e sintomas
Saiba como alimentos mal preparados podem levar ao contágio da doença...
17/09/2007 - Saúde - Tempo seco agrava problemas oculares
A baixa umidade do ar provoca aumento no número de irritações e problemas nas áreas dos olhos...
10/09/2007 - Saúde - A "quebra da mente"
Etimologicamente, este vem a ser o significado do nome dado a uma das principais doenças psicóticas estudadas pela medicina atual ...
10/09/2007 - Saúde - Câncer de bexiga
Doença não é muito divulgada fora da comunidade médica e atinge grande parte da população mundial...
19/08/2007 - Saúde - Geração Prozac
Há 20 anos que a felicidade é encontrada em pílulas...
07/08/2007 - Saúde - Avanços na microcirurgia
Através da técnica cirúrgica, partes do corpo amputadas são religadas ao corpo, trazendo esperança para quem perde algum membro...
18/06/2007 - Saúde - Esforços físicos em altitudes elevadas
Saiba como o organismo reage em altitudes elevadas e como o tempo pode ser um fator fundamental nessa questão ...
18/06/2007 - Saúde - Bactérias e segurança nos hospitais
A Acinetobacter baumannii causou transtornos no atendimento do HU. Saiba mais sobre esta bactéria que age de acordo com a imunodeficiência dos pacientes ...
27/05/2007 - Saúde - Ética em destaque no 8º Encontro Científico de Enfermagem no HU
Conferência sobre Bioética abre o evento que discute valores e missões do profissional de enfermagem...
21/05/2007 - Saúde - Transformando A, B e AB em doador universal de sangue
Pesquisa internacional encontra meios de acabar com antígenos das hemáceas tornando-as idênticas às do tipo O...
13/05/2007 - Saúde - Doença de Parkinson compromete o movimento e o dia-a-dia
Mesmo não tendo cura, é possível que o doente tenha qualidade de vida por meio da fisioterapia ...
15/04/2007 - Saúde - Doenças crônicas de pele: danos estéticos e psicológicos
Dermatite atópica, vitiligo, psoríase: são algumas das doenças que necessitam além do tratamento dermatológico, uma ajuda psicológica complementar ...
21/04/2007 - Saúde - Respostas do corpo ao abuso sexual infantil
Pesquisa realizada por docente e alunos da UEL estuda doenças que podem ser decorrentes de abuso sexual sofrido por crianças e adolescentes...
21/04/2007 - Saúde - Dor atinge principalmente idosos e mulheres
Estudos mostram que a dor está presente numa considerável parcela da sociedade e só não pode ser sanada em casos raríssimos...
12/11/2006 - Saúde - Obesidade, início de inúmeros problemas
O sobrepeso pode causar a síndrome plurimetabólica, doença "silenciosa" que acomete grande parte da população...



Capa |  Agenda  |  Editorial  |  Entrevista  |  Estante  |  Expediente  |  Notas  |  Notícias  |  Reportagem  |  Reportagem Especial  |  Reportagem Especial
Busca em

  
835 Notícias


Editorial
  Editorial
  Casa Própria, Pedagogia e Anestésicos

Reportagem
  Projetos
  Docente apresenta meios alternativos para solucionar conflitos judiciários

Entrevista
  Saúde
  Conheça as vantagens e desvantagens do parto normal e da cesárea

Notas
  Divulgação Científica
  Instituto do Câncer lança programa de prevenção no Twitter

Agenda
  Agenda
  Agenda

Expediente
  Expediente
  Quem trabalha no Conexão Ciência