| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Conexão Ciência
Desde: 15/04/2004      Publicadas: 835      Atualização: 20/11/2011

Capa |  Agenda  |  Editorial  |  Entrevista  |  Estante  |  Expediente  |  Notas  |  Notícias  |  Reportagem  |  Reportagem Especial  |  Reportagem Especial


 Notícias
  18/10/2010
  10 comentário(s)


Pesquisa propõe novos métodos de ensino da educação física nas escolas
Projeto do Departamento de Estudo do
Movimento Humano da UEL procura novas
maneiras para lecionar a disciplina de
educação física nas escolas
Pesquisa propõe novos métodos de  ensino da educação física nas escolas
Edição: Fernanda Cavassana
Pauta: Beatriz Pozzobon
Reportagem: Amanda Vaz Tostes


"Há algum tempo, aproximadamente vinte anos, a visão tecnicista da educação física foi superada
na literatura. Na prática, isso ainda é muito forte. Nós vemos escolas, professores, transformando
as suas práticas em atividade física como se o ambiente escolar fosse um campo de treinamento
ou uma academia de ginástica."- é o que declara José Augusto Victoria Palma, graduado em
Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre e doutor
em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). José Augusto Palma é
professor associado da UEL, onde atua na graduação em Educação Física - Licenciatura e como
Professor Permanente no Programa de Mestrado em Educação na Linha Docência: saberes e
práticas. Doutor Palma coordena o projeto "Teoria dos campos conceituais e o ensino na educação
física: uma contribuição pedagógica".

Segundo o professor doutor José Augusto Palma, todas as diretrizes curriculares nacionais, desde
1999, e especialmente a que foi aprovada em julho deste ano, apontam para a educação física
como área do conhecimento. O pesquisador afirmou que a visão tecnicista foi feita para o estudante
do período entre o pós-guerra e o pré-revolução industrial e é inadequada para o estudante do início
do século XXI. "Fazia-se a preparação física das crianças para que elas tivessem condicionamento
físico e, posteriormente, enfrentassem as condições de trabalho na vida adulta.", disse.

Doutor Palma acredita que ensinar a educação física tendo como referência a teoria dos campos
conceituais descaracteriza a tradição tecnicista. "Isso é possível porque esse método traz o contexto
da criança como ponto inicial de referência. Esse fator, aliado às conexões criadas entre o conceito
escolhido e os outros aprendidos em classe, constroem um conhecimento científico que supera o
tecnicismo", completou. O pesquisador constatou que, ao retornar para a sua comunidade, o
estudante tem seu conceito de senso-comum ampliado e sua compreensão da realidade
otimizada, sendo capaz de intervir nessa realidade.

De acordo com o professor doutor José Augusto Palma, a teoria dos campos conceituais, explica
como o processo de aprendizagem se desenvolve. De acordo com o professor Palma, ela é
frequentemente apresentada na literatura como meio de ensinar assuntos das ciências exatas,
especialmente conceitos matemáticos e pouco se encontra de sua aplicação para as ciências
humanas. "Este nosso trabalho será convertido num artigo para oferecer um subsídio a mais para
os pesquisadores", afirmou.

Segundo o pesquisador, a fundamentação base da teoria do campo conceitual está fortemente
interligada à teoria epistemológica de Jean Piaget, denominada "Construtivismo". Doutor José
Augusto Palma disse ainda que o conceito de esquema é facilitador na organização do
pensamento dessa teoria. "A epistemologia genética desse estudioso e de seus seguidores não
foi elaborada de maneira pedagógica, nós professores é que temos de fazer essa reconfiguração",
contou.

Esquema Corporal

O projeto de pesquisa "Teoria dos campos conceituais e o ensino na educação física: uma
contribuição pedagógica" é uma articulação de um projeto integrado da UEL, desenvolvido em
parceria com o município de Ibiporã, que tem o projeto desde 2006. Nele, os estagiários da
universidade auxiliam os professores no processo de formação continuada.

Foram estudadas turmas de crianças do 1º ao 5º ano no sistema municipal. Procurou-se saber,
dentro da escola, quais eram os conteúdos ensinados. A proponente do projeto é Amanda Santillo
Justo, graduanda em Licenciatura em Educação Física da UEL e orientanda de iniciação científica
do professor Palma. Amanda Justo escolheu um conceito dos conhecimentos prévios das turmas e
pediu para que os estudantes estabelecessem relações entre este e outros conceitos, ligados à
atividade física ou a práticas cotidianas.

O conceito escolhido foi "Esquema Corporal", dentro de uma abordagem de motricidade humana.
"O esquema corporal poderia ser ligado a ajustes posturais, à forma como o corpo fica posicionado
em jogos, a uma maneira de reconhecimento de si mesmo e do outro. A partir dessas relações,
constrói-se uma teia de outros conceitos que se interrelacionam e dão maior amplitude ao conceito
original trazido pela criança.", disse Palma.

Segundo o professor, as crianças contaram que os exercícios do projeto trouxeram a percepção do
próprio envolvimento corporal nas brincadeiras e a leitura dos movimentos dos outros. "Num jogo
de EXPLICAR bets, elas notavam o quanto eles ficavam flexionados, o quanto olhavam a bola, que
antes de correr, era preciso olhar para onde a bola estava e até os giros foram observados de forma
diferenciada.", contou.

"A criança reconheceu que a ação motora é acompanhada de reflexão.", disse o professor,
apresentando os resultados do projeto. Segundo José Augusto Palma, "foi por esse motivo que na
organização das aulas não se separaram atividades pelos objetivos de desenvolvimento motor,
emocional ou cognitivo."



  Mais notícias da seção Projetos no caderno Notícias
22/05/2011 - Projetos - Projeto do Departamento de Design reúne moda, sustentabilidade e inclusão social
Oficina de moda, que em 2011 terá sua 2ª edição, reaproveita resíduos que gerariam impacto ecológico e auxilia participantes socioeconomicamente...
09/08/2010 - Projetos - Cafeína melhora desempenho de ciclistas
Pesquisa do Centro de Educação Física e Esporte da UEL analisa efeitos da substância em ciclistas ...
20/06/2010 - Projetos - Funk e suas transformações sob uma análise histórica
Projeto do departamento de História da UEL analisa historicamente o funk, suas características e a forma como é visto no Brasil...
20/06/2010 - Projetos - Uma vida melhor por meio do Esporte
Parceria entre o Centro de Educação Física e Esporte da UEL e o Hospital Universitário faz diferença na vida de pessoas vítimas de paraplegia por lesão medular...
28/03/2010 - Projetos - Ginástica como parte do currículo escolar
Estudo busca organizar os conteúdos da ginástica, para que essa possa ser conhecida pelos alunos da educação básica...
07/06/2008 - Projetos - A teledramaturgia como processo auxiliar da literatura
Projeto acadêmico ensina produção textual por meio de análises de novela ...
18/05/2008 - Projetos - Métodos de educar filhos cegos é tema de projeto da UEL
Saiba as maneiras mais eficientes de educar e sociabilizar filhos portadores de deficiência visual...
26/04/2008 - Projetos - Pesquisa tenta diminuir os efeitos nocivos do chorume
Tudo o que utilizamos em nossas casas contribui à formação de um líquido viscoso altamente poluente...
05/04/2008 - Projetos - Estudos mostram a importância do Calçadão para Londrina
Cartão-postal da cidade é objeto de estudo de projeto de pesquisa do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEL...
27/08/2007 - Projetos - Programa Casa Fácil é laboratório para universitários
Situações práticas são vivenciadas por estudantes de engenharia e de arquitetura e urbanismo num programa que atende população de baixa renda de Londrina ...
01/07/2007 - Projetos - O corpo humano em 3 Dimensões
Software desenvolvido na UEL busca aperfeiçoamento para facilitar o estudo do aparelho locomotor humano...



Capa |  Agenda  |  Editorial  |  Entrevista  |  Estante  |  Expediente  |  Notas  |  Notícias  |  Reportagem  |  Reportagem Especial  |  Reportagem Especial
Busca em

  
835 Notícias


Editorial
  Editorial
  Casa Própria, Pedagogia e Anestésicos

Reportagem
  Projetos
  Docente apresenta meios alternativos para solucionar conflitos judiciários

Entrevista
  Saúde
  Conheça as vantagens e desvantagens do parto normal e da cesárea

Notas
  Divulgação Científica
  Instituto do Câncer lança programa de prevenção no Twitter

Agenda
  Agenda
  Agenda

Expediente
  Expediente
  Quem trabalha no Conexão Ciência