| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Conexão Ciência
Desde: 15/04/2004      Publicadas: 835      Atualização: 20/11/2011

Capa |  Agenda  |  Editorial  |  Entrevista  |  Estante  |  Expediente  |  Notas  |  Notícias  |  Reportagem  |  Reportagem Especial  |  Reportagem Especial


 Notícias

  27/08/2007
  0 comentário(s)


Programa Casa Fácil é laboratório para universitários

Situações práticas são vivenciadas por estudantes de engenharia e de arquitetura e urbanismo num programa que atende população de baixa renda de Londrina

Programa Casa Fácil é laboratório para universitários
Pauta e Reportagem: : Giovanni Nobile
Edição: Larissa Ayumi Sato


Com o objetivo de fornecer projetos arquitetônicos para pessoas de baixa renda, o Programa Casa Fácil é mantido, desde 1993, pela Universidade Estadual de Londrina, a UEL, em parceria com a Prefeitura Municipal de Londrina e com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, o CREA.

Atualmente o Programa é realizado no Núcleo de Estudos e Pesquisas de Engenharia e Arquitetura, o Nepea. Ali, os alunos dos cursos de engenharia e arquitetura e urbanismo desenvolvem habilidades de criação e planejamento de residências populares, além de ter experiência no relacionamento com clientes.

Sob a coordenação do engenheiro civil e professor da UEL - mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) -, José Roberto Hoffmann, o Programa Casa Fácil atende a comunidade externa com base nas seguintes exigências: o beneficiado deve ser dono de somente um terreno na cidade, querer construir uma casa de até 70 m2 e ter renda de no máximo três salários mínimos por proprietário de terreno.

"O "Casa Fácil" constata na Prefeitura as pessoas que procuram os serviços do Programa. Para isso é encaminhada uma declaração de que estas pessoas são proprietárias de um único terreno para construção", detalha Hoffmann.

O coordenador também explica que o projeto coloca à disposição três grupos de projetos: personalizados, padrão modificado e padrão. Os projetos padrão são os mais escolhidos pela população atendida e já estão verificados e corrigidos pela Prefeitura Municipal. Os projetos padrão modificados, por sua vez, trazem apenas algumas pequenas alterações no projeto base. E, por fim, os personalizados, os quais são desenvolvidos por alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo e de engenharia civil de acordo com a necessidade do cliente.

"É interessante este tipo de trabalho, pois a população de baixa renda, a partir do programa, construirá suas casas com projetos elaborados, com orientação técnica e de acordo com o que elas mais precisam. O que vale ressaltar é que a população atendida teria que arcar com custos elevados para obter este tipo de serviço no mercado, porém recebe auxílio gratuito tanto na fase de elaboração do projeto quanto no acompanhamento da obra. Isto acontece pois temos dois tipos de programa: o Casa Fácil Atendimento e o Executivo", justifica o professor.
O "Casa Fácil" ainda elabora um acervo dos trabalhos desenvolvidos no Projeto, que servem de subsídio para projetos de pesquisa, especialmente relacionados a materiais de construção e avaliações pós-ocupação.

Outro objetivo do Programa é reduzir o número de obras executadas sem orientação técnica e verificar as diferenças entre a execução e o Projeto de engenharia e arquitetura.

"Ao disponibilizar equipes para atender desde o planejamento até o acompanhamento dos clientes durante a execução das obras e ao verificar a fidelidade de suas execuções com seus planejamentos, a Universidade está dando a oportunidade de o aluno se capacitar para resolver questões técnicas, como construção de muros de arrimo, nivelamento de terreno, manipulação de material de construção. Ao final, ainda existe a realização de entrevistas e levantamentos de dados para subsidiar um trabalho científico de avaliação pós-ocupação", diz Hoffmann sobre a importância do programa na atividade acadêmica dos alunos que dele participam.

A capacidade de atendimento é de, aproximadamente, oito Projetos por dia de atendimento. Para se ter uma idéia, foram 163 visitas a 72 obras distribuídas nos seguintes bairros: Jardim Novo Horizonte, jardim Primavera, Jardim Alto do Cafezal, Jardins Abussafe I e II, Jardim Belleville, Jardim Imagawa, Jardim Paris, Jardim Belém e Jardim Itapoá.

Isto tudo segundo os números do ciclo do Programa que se fechou em 2006. Em 2007 o Programa continua planejando e construindo casas.

"O programa constrói uma formação ampliada aos estudantes universitários. Primeiramente são feitos os projetos, depois, nas visitas, são realizadas entrevistas os proprietários (...) tem a produção de um relatório com o que foi encontrado nas situações observadas e depois são feitas as discussões ", relata Hoffmann.

Ano 4 - Edição 17 - 26/ago/2007



  Mais notícias da seção Projetos no caderno Notícias
22/05/2011 - Projetos - Projeto do Departamento de Design reúne moda, sustentabilidade e inclusão social
Oficina de moda, que em 2011 terá sua 2ª edição, reaproveita resíduos que gerariam impacto ecológico e auxilia participantes socioeconomicamente...
18/10/2010 - Projetos - Pesquisa propõe novos métodos de ensino da educação física nas escolas
Projeto do Departamento de Estudo do Movimento Humano da UEL procura novas maneiras para lecionar a disciplina de educação física nas escolas...
09/08/2010 - Projetos - Cafeína melhora desempenho de ciclistas
Pesquisa do Centro de Educação Física e Esporte da UEL analisa efeitos da substância em ciclistas ...
20/06/2010 - Projetos - Funk e suas transformações sob uma análise histórica
Projeto do departamento de História da UEL analisa historicamente o funk, suas características e a forma como é visto no Brasil...
20/06/2010 - Projetos - Uma vida melhor por meio do Esporte
Parceria entre o Centro de Educação Física e Esporte da UEL e o Hospital Universitário faz diferença na vida de pessoas vítimas de paraplegia por lesão medular...
28/03/2010 - Projetos - Ginástica como parte do currículo escolar
Estudo busca organizar os conteúdos da ginástica, para que essa possa ser conhecida pelos alunos da educação básica...
07/06/2008 - Projetos - A teledramaturgia como processo auxiliar da literatura
Projeto acadêmico ensina produção textual por meio de análises de novela ...
18/05/2008 - Projetos - Métodos de educar filhos cegos é tema de projeto da UEL
Saiba as maneiras mais eficientes de educar e sociabilizar filhos portadores de deficiência visual...
26/04/2008 - Projetos - Pesquisa tenta diminuir os efeitos nocivos do chorume
Tudo o que utilizamos em nossas casas contribui à formação de um líquido viscoso altamente poluente...
05/04/2008 - Projetos - Estudos mostram a importância do Calçadão para Londrina
Cartão-postal da cidade é objeto de estudo de projeto de pesquisa do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEL...
01/07/2007 - Projetos - O corpo humano em 3 Dimensões
Software desenvolvido na UEL busca aperfeiçoamento para facilitar o estudo do aparelho locomotor humano...



Capa |  Agenda  |  Editorial  |  Entrevista  |  Estante  |  Expediente  |  Notas  |  Notícias  |  Reportagem  |  Reportagem Especial  |  Reportagem Especial
Busca em

  
835 Notícias


Editorial
 

Editorial

 

Casa Própria, Pedagogia e Anestésicos


Reportagem
 

Projetos

 

Docente apresenta meios alternativos para solucionar conflitos judiciários


Entrevista
 

Saúde

 

Conheça as vantagens e desvantagens do parto normal e da cesárea


Notas
 

Divulgação Científica

 

Instituto do Câncer lança programa de prevenção no Twitter


Agenda
 

Agenda

 

Agenda


Expediente
 

Expediente

 

Quem trabalha no Conexão Ciência