| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Conexão Ciência
Desde: 15/04/2004      Publicadas: 835      Atualização: 20/11/2011

Capa |  Agenda  |  Editorial  |  Entrevista  |  Estante  |  Expediente  |  Notas  |  Notícias  |  Reportagem  |  Reportagem Especial  |  Reportagem Especial


 Notícias

  15/06/2008
  0 comentário(s)


UEL realiza I Colóquio Nacional Sobre Esporte

Discussões sobre Esporte e seus vínculos com Saúde e Imaginário foram temas do evento

UEL realiza I Colóquio Nacional Sobre Esporte Pauta e Edição: Beatriz Assumpção
Reportagem: Marcia Boroski


"Rotina de treinamento é uma das coisas que mais ocasiona o estresse", afirmou Dante De Rose Júnior, Doutor em Psicologia Social pela USP e diretor da Escola de Artes e Ciências e Humanidades da USP, a respeito das dificuldades encontradas por atletas de alto rendimento ou profissionais. O Doutor Dante De Rose Júnior palestrou no I Colóquio Nacional Sobre Esporte, que teve com tema central "Representações Sociais e Imaginário no Mundo Esportivo". O evento aconteceu na segunda quinzena de maio e contou com a presença de especialistas de todo o país.

O evento do dia 15 foi uma mesa redonda com discussões sobre diferentes temas. Compareceram, além de Dante De Rose, Dartagnan Pinto Guedes, Doutor em Educação Física pela USP, atualmente professor da UEL e Vera Lúcia de Menezes Costa , Doutora em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF).

Esporte é realmente sinônimo de Saúde?

Dante De Rose dissertou a respeito de saúde e esporte, focalizando o tema, no esporte de alto rendimento ou esporte de elite, "cujo objetivo principal é a sobrevivência financeira", afirmou. Ele também disse, que para este atleta sobreviver neste mercado de concorrência tão acirrada, é necessário um total balanceamento entre aspectos táticos, fisiológicos, técnicos, psicológicos e sócios culturais.

Os treinamentos de atletas de alto nível são fundamentados na repetição, a dedicação total ao treino é imprescindível. O estresse se dá no momento em que rotina e lesões provocadas pela repetição afetam seu rendimento.
Para treinar um atleta de elite, é necessário balancear todos estes fatos procurando vias menos ofensivas à saúde do atleta e sempre visando a vitória, pois o alto rendimento é isso, garantiu De Rose.

Uma forma de pensar a Educação Física Escolar

Fundamentando-se em outra linha, Dartagnan Guedes palestrou sobre Programas de Educação Física escolar e seu vínculo com Educação para a Saúde de quem a pratica.

Ele considerou os problemas encontrados para firmar esta disciplina, e disse que: "A Educação Física tem dificuldade de se afirmar em qualquer país, pois ela é incoerente com a atualidade. Está muito defasada".

"A Educação Física é vista, pelos próprios profissionais do ramo, como uma disciplina a margem do currículo escolar. Ela não tem condições de trabalho satisfatórias nem instalações adequadas. As freqüentes tentativas de diminuição da carga horária e formação deficiente de professores indicam que há pressupostos insuficientes e cada vez mais escassos. É necessário atualizar seu papel e seu objeto, pois está muito abrangente" afirmou Guedes.
Ele apontou como alternativa para fazer ressurgir a Educação Física, ações direcionadas à conservação e ao aprimoramento do corpo humano, posicionando a saúde como estilo de vida.

Aventureiros do Extremo

A palestra de Vera Lúcia de Menezes tratou sobre o Imaginário Social de Aventureiros do Extremo, pessoas que buscam emoções e sensações diferentes daquelas encontradas no cotidiano urbano. Esses aventureiros são pessoas que seguram todos os seus bens, (imóveis, carros), mas que têm "fascínio pela incerteza" afirmou Vera Menezes.

A respeito das freqüentes escolhas desses aventureiros por locais naturais para suas práticas radicais ela afirmou que "O grupo de aventureiros do extremo, retorna-se à natureza e se lança nesta aventura para exercitar-se".

Para tanto "Eles reorganizam um dos sistemas imaginários esportivos, não usam o sistema formal para fazê-lo, tudo isso porque suas imaginações adotaram o mundo como uma provocação direta. Esses homens e mulheres buscam, por meio de atividades esportivas de aventura e risco calculado, um novo significado para suas vidas" completou.

Os aventureiros absorvem este conceito, de forma a expandir seus limites e nunca cessar a busca do inédito. "O mais intenso tem uma tranqüilizadora significação pessoal, a ter resistido à tentação de desistir. Teste de coragem, de dominar o perigo, do medo de ter medo", disse Vera Menezes.
Concluindo ela disse que "A vertigem e a incerteza vão temperando as vidas desses aventureiros. Isso é sua base ideológica" e que "o desafio, enquanto objeto (onda gigante, paredão de pedra, abismo, picos), se apodera do homem, afeta seu imaginário".



  Mais notícias da seção Discussão no caderno Notícias
20/06/2010 - Discussão - Projeto do departamento de Ciências Sociais analisa os movimentos sociais que lutam por moradia
"Com as políticas neoliberais se agravou a questão do desemprego e em conseqüência aumentou o déficit de moradia", afirma o cientista político Eliel Ribeiro Machado...
13/04/2008 - Discussão - A extensão da juventude nos tempos modernos
A palestrante Maria Helena Augusto traz juventude como debate...
05/11/2007 - Discussão - Reforma Ortográfica: isso vai mudar alguma coisa na sua vida?
Você já deve ter ouvido falar nesse convenio entre os países que falam a língua portuguesa. Mas quais são as principais alterações? E porque ele está sendo tão discutido? ...
29/10/2007 - Discussão - Em busca de solução para a violência
A justiça restaurativa em substituição da punitiva...



Capa |  Agenda  |  Editorial  |  Entrevista  |  Estante  |  Expediente  |  Notas  |  Notícias  |  Reportagem  |  Reportagem Especial  |  Reportagem Especial
Busca em

  
835 Notícias


Editorial
 

Editorial

 

Casa Própria, Pedagogia e Anestésicos


Reportagem
 

Projetos

 

Docente apresenta meios alternativos para solucionar conflitos judiciários


Entrevista
 

Saúde

 

Conheça as vantagens e desvantagens do parto normal e da cesárea


Notas
 

Divulgação Científica

 

Instituto do Câncer lança programa de prevenção no Twitter


Agenda
 

Agenda

 

Agenda


Expediente
 

Expediente

 

Quem trabalha no Conexão Ciência