| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Conexão Ciência
Desde: 15/04/2004      Publicadas: 835      Atualização: 20/11/2011

Capa |  Agenda  |  Editorial  |  Entrevista  |  Estante  |  Expediente  |  Notas  |  Notícias  |  Reportagem  |  Reportagem Especial  |  Reportagem Especial


 Reportagem

  26/04/2008
  0 comentário(s)


Aula de hoje: RAP na escola

Pesquisadores discutem a linguagem urbana como auxiliar na criação de um novo método de ensino

Aula de hoje: RAP na escola
Edição: Vitor Oshiro
Pauta e Reportagem: Luana Diniz


Movimento hip hop e universidade parecem pertencer a ambientes completamente distintos, não? O projeto "Literatura, ritmo e poesia", dos cursos de graduação de Letras e História da Universidade Estadual de Londrina (UEL), veio para mostrar que não. Os pesquisadores mostram que além de não serem tão diferentes quanto se imagina, ainda podem contribuir muito para o desenvolvimento de novos métodos de ensino nas escolas. O coordenador do projeto, professor da UEL e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, Cristiano Biazzo, explica como a análise de letras de rap e do movimento hip hop podem contribuir para criação de novas metodologias: "No ensino de história, o objetivo é situar espaço-temporalmente os estudantes a partir de uma manifestação cultural, o rap, que dialoga com os jovens muito mais facilmente do que muitos outros textos que nós trabalhamos".
O coordenador explica que o objetivo não é alterar o rap, nem a Literatura ou a História. Segundo ele, "o que queremos não é tratar o rap como algo a ser corrigido e, também, não é utilizar a linguagem do rap como modelo. A idéia é refletir a respeito do lugar em que essa linguagem foi produzida, o porquê desse lugar, em quais condições e porque o rap consegue ressonância".
O professor afirma que é possível estabelecer relações entre a produção de letras do rap e os métodos utilizados no ensino das disciplinas escolares. Os materiais analisados nas pesquisas são depoimentos de rappers a respeito de suas visões sobre a escola, letras de música e textos literários para comparação e análise. Aliás, quem colabora com grande parte do acervo, sendo ponte entre os dois ambientes (movimento hip hop e universidade), é o graduado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina Dejair Dionísio, colaborador do projeto e apresentador do programa Hip Hop e Cia., veiculado às 18h todos os sábados na Rádio Universidade FM 107,9. "No início, quando entrei no projeto, eu era do movimento hip hop e fazia parte da faculdade. O que é uma coisa que ainda é um tabu, as pessoas vêem isso como um tabu. Elas acham que não é possível você ser da periferia e pertencer a um movimento que é considerado marginal e, ao mesmo tempo, você ser da academia e não falar gírias", disse Dejair Dionísio.
O apresentador reforça a importância do rap como um movimento que engloba não só a letra de música, mas, também, as coreografias, o estilo de se vestir e o grafite. "Achei interessante e ousado da parte de um pesquisador querer levar esse objeto para dentro da academia (...) esse envolvimento com o mundo da cultura hip hop."
O professor Cristiano Biazzo conclui que, além de exercer a reflexão para criação de novos métodos de ensino e de incluir o hip hop como uma manifestação cultural no contexto de disciplinas ministradas nas escolas, o estudo também tem por objetivo montar um acervo audiovisual da produção poética de rappers em Londrina.

Crédito da imagem: http://www.graffiti.org/index/hiphop-emp-chicago2003.jpg

Ano 5 - Edição 35 - 26/abril/2008



  Mais notícias da seção Projetos no caderno Reportagem
17/08/2008 - Projetos - Docente apresenta meios alternativos para solucionar conflitos judiciários
Projeto finalizado no início do ano aborda mecanismos que podem acelerar o aparelho jurídico...
05/04/2008 - Projetos - Uma nova forma de consumir café
Projeto de pesquisa da UEL transforma fruto normalmente consumido como bebida em geléia com propriedades funcionais ...
05/11/2007 - Projetos - Geografia e Internet
Professores de Geografia da Universidade Estadual de Londrina utilizam páginas da Internet como uma ferramenta a mais no ensino. Alunos também são incentivados a manter portfolios em forma de blogs...
13/05/2007 - Projetos - Dois pra lá, dois pra cá
Professora que trabalha a dança desde 1979 na UEL coordena projeto de ensino e planeja transformá-lo em projeto de ensino, pesquisa e extensão...



Capa |  Agenda  |  Editorial  |  Entrevista  |  Estante  |  Expediente  |  Notas  |  Notícias  |  Reportagem  |  Reportagem Especial  |  Reportagem Especial
Busca em

  
835 Notícias