| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Conexão Ciência
Desde: 15/04/2004      Publicadas: 835      Atualização: 20/11/2011

Capa |  Agenda  |  Editorial  |  Entrevista  |  Estante  |  Expediente  |  Notas  |  Notícias  |  Reportagem  |  Reportagem Especial  |  Reportagem Especial


 Reportagem

  05/11/2007
  0 comentário(s)


Geografia e Internet

Professores de Geografia da Universidade Estadual de Londrina utilizam páginas da Internet como uma ferramenta a mais no ensino. Alunos também são incentivados a manter portfolios em forma de blogs

Geografia e Internet
Pauta e Reportagem: Poliana Lisboa
Edição: Larissa Ayumi Sato


Utilizar a Internet como um método a mais auxiliar no ensino de graduação foi o que levou a professora doutora pela Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) Eloiza Cristiane Torres, do departamento de Geociencias da UEL, a criar, em 2002, sua primeira página " http://geocities.yahoo.com..br/uel_geomorfologia. Na época, a professora ministrava a disciplina de geomorfologia no curso de graduação em Geografia e ouvia muitas reclamações sobre a falta de conteúdos sérios para a pesquisa na rede. Eloiza Torres imaginou que a página seria uma forma para disponibilizar os conteúdos que seriam passados em sala de aula, assim como trabalhos e visitas realizadas com os alunos.

Em 2004 o trabalho foi institucionalizado e abriu-se então o projeto de pesquisa sobre a utilização desta tecnologia no ensino de Geografia. No artigo "Geomorfologia, climatologia e cartografia ambiental na internet: experiências na Universidade Estadual de Londrina-PR" escrito em co-autoria com a professora associada ao departamento de geociências da UEL e doutora em geografia pela Universidade de São Paulo (USP), Rosely Sampaio Archela.

As professoras dizem que a as escolas não podem escapar do contexto em que vivem. Nas palavras de Eloiza Torres e Rosely Archela, "a informática e os computadores estão inseridos na vida cotidiana e não pode ser ignorada. (...) A escola, então, está inserida num dado contexto e precisa se interar do mesmo só que de forma crítica. As escolas, os educadores, precisam compreender este contexto para saberem intervir da melhor maneira possível".

Rosely Archela também trabalha com sites e blogs desde 2001, quando disponibilizou a bibliografia inédita de sua tese - Bibliografia da Cartografia Brasileira, 2º volume - formada por mais de 1000 artigos comentados. Na época o site era hospedado no geosites e depois tornou-se projeto de pesquisa, rendendo um livro aprovado para publicação e, prestes a tornar-se uma revista chamada Portal da Cartografia.

Seguiu-se o site de cartografia temática, com programa e textos da disciplina de graduação para os alunos; a disciplina Novas Tecnologias da Informação e Comunicação para Ensino de Geografia para a especialização em 2004; e uma home page para a disciplina do programa de mestrado, Cartografia Ambiental, onde o programa e o material bibliográfico da disciplina foi disponibilizado em blog. Rosely Archela também ensina a trabalhar com paginas, slides, blogs. "Este ano, já criei um webquest* para ensino de Cartografia Temática, para ensinar fazer portfólio no blog, além de um projeto de pesquisa que coordeno que visa a produção de um Atlas interativo de Londrina".

Outra professora a adotar a internet e suas ferramentas como complemento é Márcia Siqueira de Carvalho, doutora em Geografia Humana e Docente do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. Em entrevista por e-mail, Márcia Siqueira de Carvalho chama a página de "uma biblioteca que pode ser acessada 24 horas por dia", que além da praticidade, como a de o aluno poder organizar melhor o seu tempo de estudo, também apresenta vantagens econômicas, "pois o aluno pode ler um artigo on-line, sem necessariamente fazer xerox."


Além das páginas dedicadas às disciplinas da graduação e pós-graduação, a professora Márcia Siqueira de Carvalho coordenou uma página como projeto de extensão, em que se encontra parte sobre a Geografia de Londrina e outras divisões. "O projeto funcionou tirando dúvidas e indicando material na Internet para pesquisa de alunos. Trabalhamos com plantões diários entre os membros da equipe, eu e mais estagiários alunos do curso de Geografia. Cada um tinha até 24 horas para mandar respostas e foi bastante interessante".Apesar do encerramento deste projeto a página continua no ar sem novas atualizações.

O aluno do segundo ano de geografia, Fabio Dantas, lamenta que o recurso não seja mais utilizado, "colocar materiais disponíveis e ate mesmo trabalho de alunos deixa mais praticas, podendo abrir situações para debates. Talvez fica a idéia para que mais professores criem seu portal e direcionem materiais para os alunos".

* Definição da professora doutora Rosely Archela: webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que cresce, dia a dia, na web. O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.

Dodge a define assim: "webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."
Em geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos em sala de aula, laboratório, biblioteca, em casa ou em uma lan house.

Legenda da Foto: Professora Eloiza Torres

Saiba Mais
Segue uma relação dos sites elaborados e/ou coordenados pelas professoras:

http://ensinodegeografia.blogspot.com
Do estagio de observação e vivência docente - 2007 - relaciona os blogs construídos pelos alunos do 3º ano para apresentarem seus portfolios

http://www.geo.uel.br/portifolio.htm
Do estagio de observação e vivência docente - 2007

http://www.geo.uel.br/webquestct.htm
De cartografia temática - 2007

http://www.geo.uel.br/sl/centro.htm -
Da especialização em ensino de geografia no Maranhão (2007)

http://cartografiaambiental.blogspot.com/ -
Blog para disciplina do mestrado (desde 2005)

http://br.geocities.com/gbrasil038/
dedicada à Geografia do Brasil, com exercícios, calendário de aulas, procedimentos sobre trabalho de campo e seminários, links para leituras e comentários sobre filmes interessantes à disciplina

http://www.geocities.com/pensamentobr/inicio.html
dedicada a disciplina Geografia, Natureza e Cultura (pós graduação), com artigos, links e traduções, além da ementa e programa da disciplina e referências aos geógrafos

http://www.geocities.com/geografiaonline/
Do projeto de extensão Geogr@fiaonline

http://geocities.yahoo.com.br/uel_geomorfologia
Da disciplina de graduação geomorfologia

http://geocities.yahoo.com.br/uel_climatologia
Da disciplina de graduação climatologia

Portal de Cartografia ou linkar para:
http://www.uel.br/projeto/cartografia

Ano 4 - Edição 26 - 04/nov/07



  Mais notícias da seção Projetos no caderno Reportagem
17/08/2008 - Projetos - Docente apresenta meios alternativos para solucionar conflitos judiciários
Projeto finalizado no início do ano aborda mecanismos que podem acelerar o aparelho jurídico...
26/04/2008 - Projetos - Aula de hoje: RAP na escola
Pesquisadores discutem a linguagem urbana como auxiliar na criação de um novo método de ensino...
05/04/2008 - Projetos - Uma nova forma de consumir café
Projeto de pesquisa da UEL transforma fruto normalmente consumido como bebida em geléia com propriedades funcionais ...
13/05/2007 - Projetos - Dois pra lá, dois pra cá
Professora que trabalha a dança desde 1979 na UEL coordena projeto de ensino e planeja transformá-lo em projeto de ensino, pesquisa e extensão...



Capa |  Agenda  |  Editorial  |  Entrevista  |  Estante  |  Expediente  |  Notas  |  Notícias  |  Reportagem  |  Reportagem Especial  |  Reportagem Especial
Busca em

  
835 Notícias