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 Reportagem

  15/06/2008
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O papel do designer nas micro e pequenas empresas de confecção

Projeto estuda os benefícios da gestão do design na indústria de moda

O papel do designer nas micro e pequenas empresas de confecção
Pauta e Edição: Beatriz Assumpção
Reportagem: Sara Hermógenes


A roupa há muito tempo deixou de ser apenas uma cobertura para tornar-se símbolo e representação cultural de um indivíduo ou grupo social. Percebendo a potencialidade da aparência do vestuário, os empresários da moda decidiram investir num novo tipo de profissional: o designer.

No entanto, essa adoção é ainda tímida, em especial na região de Londrina. A professora mestre em Design pela Unesp de Bauru Lucimar de Fátima Bilmaia Emídio, em seu projeto que será concluído em julho deste ano, "Contribuições da Gestão do Design no Desenvolvimento de produtos de Moda", avaliou, junto às micro e pequenas empresas, quais seriam os benefícios que a aplicabilidade da gestão do design poderia trazer para as confecções de vestuário. E verificou que uma grande porcentagem das mesmas não possuía sequer a figura do designer: "Muitas dessas empresas, há três anos atrás, quando eu propus o projeto, mal tinham um designer pra atuar no desenvolvimento de produtos. Se o design é novo na indústria do vestuário, a gestão do design é uma prática mais nova ainda".

A gestão do design é uma área extremamente multidisciplinar. Dentro de uma empresa, diz respeito à interação do designer com os setores responsáveis pela produção, programação econômico-financeira e comercialização. Pode sofrer interferências de qualquer uma dessas áreas ao longo do processamento do produto. De acordo com Lucimar Bilmaia, é aplicada desde o início da produção: "todos os parâmetros desse projeto têm que ser definidos no momento da concepção; o designer profissional tem condições de detectar qualquer problema ali, o restante do processo corre normalmente e o produto sai pronto para a venda." A prática não melhora apenas o visual, mas também a qualidade do produto. "Se o mesmo trabalho for feito por um leigo, o tempo todo o produto passará por correções, o que não garante sua viabilidade", conclui.

Para a pesquisadora Lucimar Bilmaia a barreira que mais prejudica o emprego de designers é de ordem cultural: "em nosso projeto trabalhamos com micro e pequenas empresas, a maioria com marca própria. Então existe muito o aspecto familiar e a cultura herdada: o pai que tinha uma confecção e passou para o filho, que assumiu e colocou a esposa para trabalhar junto, por exemplo. Essa pessoa pensa que, como o pai, há vinte anos fazia assim e ganhava dinheiro, por que ele tem que mudar ou inovar em alguma coisa?" Porém ressalta: "quando o empresário quebra esses velhos moldes e possibilita a entrada do designer, ele já começa a ver resultados concretos".

O principal objetivo da aplicação de um designer numa empresa, no caso da indústria de vestuário, não é fabricar a roupa "mais bonita", e sim observar, por meio de pesquisa comportamental, pesquisa de tendências e pesquisas de rua, o que seus clientes esperam receber. "A primeira coisa é detectar quais as necessidades dos usuários. Feito isso, a marca precisa pensar no que pode estar de acordo com a tendência vigente no universo da moda para atender a tais necessidades", comenta a professora. E faz uma observação positiva para a região: "os estágios dos cursos de design estão exigindo mais carga horária, o que abre um campo maior para a atuação desses profissionais. Além disso, os micros e pequenos empresários estão percebendo a diferença que produz a adoção da gestão do design em suas confecções; assim a figura do designer torna-se cada vez mais presente nas empresas de vestuário".

Imagem retirada do site www.elianeyvette.net/design.asp






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