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 Reportagem

  05/05/2008
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Projeto avalia a prática da educação ambiental nas escolas

Conheça a importância da educação ambiental e quais suas representações e obstáculo em escolas públicas de Londrina e região

Projeto avalia a prática da educação ambiental nas escolas Pauta e Edição: Vitor Oshiro
Reportagem: Desireé Molina


A Lei Nº. 9.795 de 27 de abril de 1999 regulamenta a Educação Ambiental nas escolas como um requisito necessário, mas até hoje, ela é pouco praticada. Além de sua utilidade pública, influenciando novas atitudes dos cidadãos em relação ao planeta, é também uma maneira de passar valores importantes como o respeito e a cidadania para os alunos, como mostra o parágrafo 4º do artigo 3º: "(...) atenção permanente à formação de valores, atitudes e habilidades que propiciem a atuação individual e coletiva voltada para a prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais."

Foi pensando nisso que, em 2006, a professora Maria Clementina Espiler Colito, formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), deu início ao projeto de pesquisa e extensão "As representações sociais de professores sobre a prática da educação ambiental nas escolas da rede pública estadual na cidade de Londrina e Região", com previsão de término para outubro de 2008.

O projeto tem por objetivo conhecer as representações sociais e como seus determinantes têm ajudado os professores da rede pública estadual de ensino a desenvolver práticas de educação ambiental.

Maria Colito faz parte do Núcleo de Estudos do Meio Ambiente (NEMA) da UEL, e participou de vários projetos, reorientando e treinando professores da rede pública estadual para a implementação da Agenda 21 Escolar - projeto que propunha a integração de ações de sustentabilidade nas escolas, assim como noções da realidade ambiental vivida pelos alunos. Foi a partir desse ponto que surgiu a idéia do atual projeto, que pesquisa professores participantes em 2005 do Agenda 21 Escolar, buscando entender suas representações sociais sobre a educação ambiental qualitativamente, transformando-as depois em dados quantitativos, para uma análise posterior da visão dos educadores.

Os pesquisadores coletam respostas dos professores e encontram unidades de análise, tomadas como parâmetros, posteriormente analisados. Segundo Maria Colito, uma das dificuldades encontradas foi a resistência em certas escolas, que não permitem que pesquisas sejam feitas e negam-se a dar quaisquer informações. "Muitas das escolas contatadas não tem nenhuma prática de educação ambiental, e não demonstraram interesse em conhecer mais sobre o assunto. Os professores alegam não serem pagos para isso, dizem só lecionar a matéria destinada a ele", afirma a professora.

A coordenadora Maria Clementina Espiler Colito ainda conclui que "a educação ambiental é mais que apenas mostrar o que está errado e dizer que é preciso mudar. A ação é diferente da educação, que requer um aprofundamento do conhecimento. (...) o aluno precisa entender as ligações entre os ecossistemas, seu funcionamento e a importância exercida por eles no planeta".
O prazo de encerramento do projeto é em outubro desse ano.

Imagem retrada do site: http://blog.terramater.pt/labels/



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